TRANSFORMAÇÃO/VIDA

TRANSFORMAÇÃO/VIDA
SOMOS PARTE DO PLANETA

EU AMO A NATUREZA E VOCE?

sábado, 16 de outubro de 2010

As Geleiras da Groelândia!

Greenpeace lança vídeo mostrando que as geleiras da Groenlândia estão se movimentando em velocidade recorde


Nesta página Notícia - 10 ago 2005




Greenpeace lançou esta semana um vídeo comprovando a previsão dos cientistas sobre o impacto acelerado das mudanças climáticas. As imagens mostram que as geleiras da Groenlândia estão derretendo a uma velocidade recorde. A descoberta sugere que a perda acelerada da camada de gelo da Groenlândia pode causar a elevação do nível do mar em um ritmo maior do que o estimado anteriormente.



"Isso significa que os cientistas terão de reavaliar os impactos do aquecimento global", disse Martina Krueger, do Greenpeace, que está a bordo do navio Arctic Sunrise junto com cientistas do Instituto de Mudanças Climáticas da Universidade do Maine, EUA. Os cientistas verificaram que a geleira Kangerdlugssuaq triplicou sua velocidade em nove anos. Eles também revelaram que a geleira regrediu aproximadamente cinco quilômetros em sua extensão desde 2001. Isso significa que, além da velocidade, seu derretimento também está mais intenso. Uma semana depois, os cientistas descobriram que a velocidade da geleira Helheim havia aumentado em mais de 40% nos últimos quatro anos.



Estes glaciares transportam gelo do centro da Groenlândia para o oceano e liberam icebergs. Juntas, as duas geleiras transportam 6% do gelo da Groenlândia e qualquer mudança na velocidade terá impacto significativo na elevação do nível do mar.



O Brasil também tem sua parcela de responsabilidade. O desmatamento da Amazônia torna o País um dos maiores poluidores mundiais. Só no ano passado, mais de 26 mil quilômetros quadrados foram desmatados na região. As emissões de CO2 provenientes do desmatamento e das queimadas na região são a principal contribuição do Brasil ao aquecimento global. Por sua vez, há cada vez mais evidências de que as mudanças climáticas estão tornando as florestas mais secas. E uma floresta mais seca leva a um maior número de queimadas, alimentando um ciclo vicioso e destrutivo.



"O Brasil precisa fazer sua lição de casa para barrar o aumento da temperatura em todo o planeta", disse Carlos Rittl, do Greenpeace. "Para isso, o governo brasileiro deve implementar medidas efetivas para reverter o processo de destruição da Amazônia, como o fortalecimento das instituições que atuam na região - como Ibama, Incra e Polícia Federal -, a criação de novas áreas protegidas e a efetiva implementação das já existentes".



Para o Greenpeace, o aumento na velocidade no movimento das geleiras mostra que o mundo está se esquentando em um ritmo muito perigoso. "Essas recentes descobertas na são um sinal claro sobre os riscos das mudanças climáticas. Esperamos que essa mensagem chegue às discussões dos ministros de Meio Ambiente que se encontrarão na Groenlândia na próxima semana", disse Martina. O chefe da pasta de Meio Ambiente da Dinamarca convidou ministros de 25 países para conversas informais sobre o aquecimento global, de 16 a 19 de agosto, em Ilulissat, na Groenlândia

Nenhum comentário:

SOLFEGGIO 963 HZ | ATIVAÇÃO DA GLÂNDULA PINEAL

PENSE NISSO!

PENSE NISSO!
AGRADEÇA O QUE VOCE TEM!

A Ilha dos Golfinhos-Rotadores [DOCUMENTÁRIO COMPLETO] - Fernando de Noronha - Lawrence Wahba

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

MORFEU E A MATRIX!!!!

MORFEU E A MATRIX!!!!

Arquivar

Por Um Brasil Mais Verde!

Mapa-Mundi da Devastação!

Mapa-Mundi da Devastação!
Nos Quatro Continentes

Extinção e Bio-Diversidade!

O CICLO DO URÂNIO